Esporte durante a Gravidez

Esporte durante a Gravidez

Esporte durante a Gravidez

Orientações e Dicas para uma Boa Atividade Física durante a Gestação

e ginástica durante a gravidez têm sido disseminadas em todo o mundo há vários anos, incentivando as mulheres a continuar ou adotar um estilo de vida ativo antes e depois do parto.

Até poucos anos atrás, a abordagem da prática esportiva durante a gestação caracterizava-se por uma atitude de precaução que se limitava à redução drástica da própria atividade física. No entanto, diretrizes sobre atividade física e ginástica durante a gravidez têm sido disseminadas em todo o mundo há vários anos, incentivando as mulheres a continuar ou adotar um estilo de vida ativo antes e depois do parto.

COMO O CORPO MUDA DURANTE A GRAVIDEZ E POR QUE ISSO AFETA A ATIVIDADE MOTORA

A gestante tem que lidar com uma mudança contínua em seu corpo do ponto de vista das necessidades energéticas, alterações nos níveis hormonais, peso corporal e consequentemente variações no centro de gravidade e estresse articular, o que pode expor as articulações a um risco aumentado de trauma durante a gravidez. Por esse motivo, exercícios de baixo impacto como natação, caminhada, ioga, ginástica suave e postural ou, melhor ainda, cursos específicos de ginástica durante a gravidez costumam ser recomendados. O sistema respiratório também sofre alterações durante a gestação, uma vez que, após o aumento do volume do útero, o diafragma é empurrado para cima, com consequente redução da capacidade pulmonar e dificuldade de compensação dos exercícios anaeróbicos.

ORIENTAÇÕES PARA UM BOM TREINO DE GRAVIDEZ

Embora as evidências científicas apoiem a atividade física regular em mulheres grávidas em intensidade moderada, é sempre recomendável participar gradualmente e de acordo com seu nível de preparação. Em qualquer caso, é essencial realizar uma pré-triagem para controlar o risco de eventos adversos e salvaguardar o bem-estar da mãe e da criança: a prescrição de ginástica antes e depois do parto deve ser realizada por pessoal médico especializado e, de preferência, realizada de acordo com as indicações de pessoal qualificado. Vejamos agora quais são as indicações gerais a ter em conta.

  • Antes de mais nada, é bom não treinar a ponto de exaustão ou falta de ar. Este é um sinal de que seu bebê e seu corpo não podem obter o oxigênio de que precisam.
  • O treinamento de força deve enfatizar a melhora do tônus, especialmente na parte superior do corpo e na área abdominal.
DICAS ÚTEIS PARA SE EXERCITAR DURANTE A GRAVIDEZ
  • Use sapatos de exercício confortáveis que ofereçam forte apoio de tornozelo e arco.
  • Faça pausas frequentes e beba bastante líquido durante o exercício.
  • Evite treinar em condições climáticas extremamente quentes.
  • Evite terrenos irregulares ou instáveis ao correr ou pedalar, isso porque as articulações na gravidez são mais soltas.
  • Tenha cuidado ao se exercitar para não sobrecarregar a parte inferior das costas.
  • Durante o segundo e terceiro trimestres, evite exercícios físicos que envolvam deitar de costas, pois isso diminui o fluxo sanguíneo para o útero.
  • Faça exercícios de relaxamento e alongamentos antes e depois das atividades.
  • Coma uma dieta saudável que inclua muitas frutas, vegetais e carboidratos complexos.

0 comentários

Deixe um comentário

Meet the Author

Add some profile text to talk about the author

More posts